quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Entrevista com Simone Marques e seu livro Paganus.



Depois de uma linda parceria com nossa autora Simone Maques e seus livros maradivinos, venho trazer para vocês uma entrevista coma a autora, sobre seu livro Paganus, publicado pela Modo Editora, à venda na Livraria Cultura e pelo site da editora. 
    Com muito carinho e bom humor, Simone responde as perguntas. Vamos conferir? 








-Sobre o que se trata o livro Paganus?
O livro se passa em Portugal no século XVII e conta a história de três gerações de mulheres que fogem da inquisição por aldeias e vilas, enquanto descobrem como a força do amor e o destino podem transformar seus caminhos. 
-De onde você tirou a ideia para o nome? 
O nome é uma alusão usada pelos romanos quando se referiam àqueles que moravam no campo. Pagus, significa campo e Paganus são aqueles que moram no campo. O nome fala um pouco do modo de vida diferente que as personagens possuíam antes que os nobres portugueses resolvessem dominá-las. 
-Seus amigos ou parentes, te incentivaram a escrever?
Não diretamente. Quando decidi que precisava escrever, criar, contruir histórias foi algo que veio mesmo de dentro de mim e acabei por surpreender a maioria dos parentes, por exemplo, que até hoje me perguntam: De onde veio tudo isso? Como você fez tudo isso? rsrsrs 
-Fazer a diferença da literatura brasileira. O que isso significa pra você?
Pra mim signfica ultrapassar um obstáculo que parece intransponível. O Brasil é um país estranho para a literatura. Os que gostam de ler preferem mil vezes pagar por livros estrangeiros que já fizeram sucesso lá fora do que experimentar fazer uma leitura de um novo autor ou um autor contemporâneo nacional. Ler os clássicos da literatura é algo tratado como natural e "cult", o que também se torna o padrão. Para muitos só os autores clássicos têm valor no Brasil. Então, para mim, fazer a diferença é conseguir ultrapassar efetivamente essa barreira e mostrar como há obras muito boas e interessantes que podem rivalizar com muitas estrangeiras e que estão aí só esperando para que esse preconceito seja superado. 
-O maior modo de divulgação para um autor, você acha que vem de onde?
Olha... realmente não tenho certeza, rsrsrs.
A internet é incrível para a divulgação e se não fosse por ela, nem sei por onde começaria, pois ela equivale àquela velha prática de ir de porta em porta vendendo.
O boca a boca também é muito válido, mas como disse na questão anterior, temos um mercado difícil a enfrentar e parece que não é legal para muitos falar de autores novos nacionais e não falar daqueles estrangeiros que estão no topo.
Blogues são ótimos meios de divulgação e me ajudam bastante. 
Eventos são muito importantes, mesmo, pois é uma forma de ir até o público e conquistar aqueles que de uma forma ou de outra não estão na sua rede virtual.
Para mim, uma forma bem positiva de divulgar foi entrar em antologias (coletâneas de contos), pois apresentam você aos leitores, que podem ver como você escreve, cria. 
Então... acho que é uma mistura de tudo isso e claro, a qualidade de seu trabalho que conquistará defiinitavemente os leitores. 
Jogo Rápido.
Uma cor: preta
Um lugar: praia
Um nome: Sara (o primeiro nome que escolhi para uma personagem de meus livros)
Uma música. Islander (Nightwish)
Um livro. A Moreninha (o primeiro livro que li 3 vezes, rsrsrs)
Uma frase. A roda tem que girar.

Gostaram? Eu AMEI! Comente o que achou. :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário